LUZ ETERNA ESPIRITUAL
TERAPIAS HOLÍSTICAS
Para buscar o equilíbrio entre corpo e mente enfatizados pela psicologia holística, há várias alternativas de terapias.
Terapia holística é espiritismo?
Espiritismo é uma doutrina religiosa e filosófica, que aborda a evolução do espírito humano através das reencarnações.
Terapia Holística é uma abordagem terapêutica que tem como objetivo seu bem-estar e saúde.
Essa confusão é gerada por 3 motivos principais:
- Em alguns centros espíritas, os médiuns oferecem o “passe espírita”, que é diferente de uma terapia;
- As Terapias Holísticas abordam o tema da “espiritualidade”, que não é a mesma coisa que religião ou espiritismo. Espiritualidade é o conceito daquilo que dá sentido à vida;
- Algumas práticas holísticas trabalham com o tema de Vidas Passadas (como os Registros Akáshicos, por exemplo), mas apenas quando isso faz parte da vida do paciente e de suas crenças;

O histórico da terapia holística ao longo dos anos
Hipócrates, o médico e filósofo grego que foi o pai da medicina ocidental, gostava de repetir enquanto cuidava de seus pacientes que “o homem é uma parte integral do cosmo e só a natureza pode tratar seus males”. Com isso, ele queria mostrar que as causas da doença eram naturais, e não punições divinas como se acreditava até então, e que o equilíbrio e a saúde do corpo estão diretamente ligados ao ambiente em que vivemos.
Essa mesma frase voltou a soar atual nos últimos anos, ao mesmo tempo em que ocorre uma popularização dos métodos alternativos à mesma medicina ocidental que Hipócrates fundou.
A partir do século 17, quando as ideias do filósofo René Descartes começaram a influenciar a ciência, os tratamentos médicos passaram a ver o corpo humano como uma máquina em que cada parte tinha uma função específica e independente.
Para Descartes, entendendo-se cada uma das partes, entende-se o todo. Simples assim. A medicina moderna, esquecendo o conselho de Hipócrates e o que vinha a ser a terapia holística, ergueu-se sobre esse pressuposto e ainda está bastante apoiada nele. Hoje, a teoria de Descartes já não faz muito sentido. A ciência mais que provou a intrínseca relação entre mente e corpo e suas consequências para a saúde humana. Também está claro que isolar uma parte do corpo e desconsiderar o resto é receita segura para efeitos colaterais inesperados.
No enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas, e tão somente, o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos e emocionais. Assim sendo, o tratamento holístico visa tratar não apenas dores ou desajustes do corpo físico, ou seja, não somente o efeito, mas busca detectar a origem do males e tratá-los, para que assim deixem de existir não somente os males mas também as causas que os provocam.
Para quem é recomendado A Terapia Holística?
Our Skills
A Terapia Holística pode ser vivenciada por todos, pois age de maneira integral no indivíduo. Como seu objetivo é não tratar exclusivamente sintomas, mas, as causas dos problemas, todos podem realizá-la quando sentirem necessidade.
Porém, ela é altamente recomendada em algumas situações. Em caso de sintomas como: estresse, ansiedade, crises do pânico, bloqueios emocionais, medos e insônia por exemplo, viver os benefícios da Terapia deve ser uma decisão a ser considerada.
Lembre-se! É muito importante encontrar um Profissional competente, confiável e que você possa se sentir confortável, afinal, a relação terapeuta-paciente é muito importante para o sucesso do seu tratamento. Desta forma, você aproveitará todos os benefícios da terapia holística.